MAPA (Monitorização Ambulatorial Da Pressão Arterial)
Permite detectar e avaliar automaticamente as variações da sua pressão arterial e registra ao longo das 24 horas do dia durante a vigília e o sono. Identifica a presença da pressão arterial elevada fora do consultório médico, nas atividades rotineiras. Para o médico, é muito útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias. Com a mapa de pressão arterial (MAPA).
Por que fazer a MAPA?
A MAPA identifica a presença de pressão arterial elevada fora do consultório médico nas atividades rotineiras. Os resultados desse exame podem facilitar o diagnóstico e acompanhamento das pessoas com problemas de pressão arterial. Serve também para estudar a associação entre sintomas e alterações da pressão arterial.
Como é feito o MAPA?
Esse exame é feito através de um gravador especial, que você carregará na cintura, como um “walkman”, acoplado a um manguito, semelhante ao do aparelho de pressão comum, que é fixado no seu braço. Esse aparelho mede a sua pressão arterial em intervalos regulares de tempo e grava os dados obtidos que, posteriormente, fornecerão ao médico as variações no período de 24 horas. O exame pode ocasionar um pequeno desconforto pela insuflação repetida do manguito em volta do seu braço.
A MAPA não requer repouso. É muito importante para o sucesso do exame que você procure manter a sua rotina diária. Só assim o médico obterá registros fiéis da sua pressão arterial.