Magnificação
Mamografia Digital Bilateral
Mamografia Unilateral
O que é a mamografia?
Esse exame de diagnóstico por imagem é feito pelo mamógrafo, um aparelho de raio-x. A mulher é posicionada em pé próxima ao equipamento e suas mamas são, uma a uma, comprimidas pelo mamógrafo, horizontal e verticalmente. As imagens produzidas são de alta qualidade e resolução e são usadas para o estudo de todos os detalhes do tecido mamário da paciente. Ele é essencial para detectar nódulos, lesões ou cistos e diagnosticar o câncer de mama ainda no começo, logo no estágio inicial, em que as chances de cura são muito grandes e chegam a 95%.
Mamografia unilateral, como diz o nome, examina apenas uma das mamas. Ela é indicada para diagnóstico, quando há presença de sintomas ou a paciente tem histórico de câncer de mama na família, ou já está com a doença diagnosticada e precisa da avaliação para identificar o estágio do tumor ou para fazer acompanhamento após ter sido operada.
Magnificação, é ampliação de assimetria de calcificações.
Para que serve a mamografia?
A mamografia digital, assim como a mamografia convencional só deve ser realizada após os 35 anos de idade em mulheres que possuem mães ou avós com câncer de mama e é indicado para todas as mulheres acima de 40 anos como exame de rotina para verificar se existe algum nódulo maligno que possa indicar câncer de mama.
Assim, a mamografia digital serve para:
– Identificar lesões benignas na mama;
– Despistar a existência de câncer da mama;
– Avaliar o tamanho e tipo de nódulos da mama.