O espermograma ou análise do sêmen é um teste laboratorial que fornece informações importantes em relação à espermatogênese (produção dos espermatozóides) e à permeabilidade do sistema reprodutivo masculino.
O teste é indicado na investigação de infertilidade, varicocele (varizes de bolsa escrotal), após vasectomia, após reversão de vasectomia, orquite/epididimite/orquiepididimite (inflamação/infecção no testículo e/ou epidídimo), monitoramento de pacientes em uso de determinadas medicações (por exemplo, quimioterápicos), avaliação de estruturas envolvidas no sistema reprodutor masculino (próstata, vesículas seminais), ejaculação retrógrada (situação na qual o líquido seminal flui de modo retrógrado para dentro da bexiga), avaliação de risco ocupacional na área de radiologia, algumas doenças genéticas e/ou endócrinas e entre outras.
O exame é realizado em ambiente laboratorial através da obtenção de uma amostra de sêmen de uma única ejaculação. O paciente responde a um questionário referente aos aspectos pré-analíticos da coleta como a indicação do teste, tempo de abstinência, presença de episódio de febre prévia e se realizou um teste de espermograma anterior.